Saúde da Mulher

A Value Saúde tem um departamento especializado em saúde feminina, onde mulheres de todas as idades encontram especialistas e serviços desenvolvidos especialmente para o cuidado integral à saúde da mulher.

Ginecologia

As consultas podem ser de rotina (prevenção) para acompanhar/tratar algum problema de saúde ginecológica. A mulher deve iniciar suas visitas ao ginecologista aos 18 anos ou quando iniciar atividade sexual – o que vier primeiro. Porém as meninas também devem procurar o ginecologista no caso de apresentarem algum sintoma ou se quiserem esclarecer algumas dúvidas.

Consulte sempre um médico especialista

 

 

 

 

É o ginecologista que cuida desde a prevenção do câncer ginecológico até as alterações hormonais, os sintomas do climatério e a menopausa, faz cirurgias de doenças do trato reprodutivo. A maioria dos ginecologistas também são obstetras e acompanham o pré natal e o parto. Sobre a obstetrícia vamos conversar em outro link deste site.

 

 

Dúvidas

 

Como posso saber se tenho diabetes gestacional?

A atenção para o diabetes gestacional já começa na primeira consulta do pré natal, quando são solicitados os exames iniciais e entre eles está a glicemia de jejum. Se a glicemia de jejum estiver entre 92 e 125 mg/dL, já está diagnosticado o diabetes gestacional e todos os cuidados devem ser iniciados. Se a glicemia estiver menor que 92 mg/dL, entre 24 e 28 semanas de gravidez será realizado o teste de tolerância a glicose para confirmar ou descartar a doença.

O diabetes gestacional é uma patologia obstétrica que requer cuidados especiais, portanto, a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável são muito importantes para a prevenção desta doença.

Qual é o momento certo para procurar minha médica quando eu decidir engravidar?

Imediatamente! Assim que você decidir engravidar é  necessário fazer os exames gerais para saber se você tem saúde física e ginecológica para a gravidez, inclusive realizar exames de sorologia do casal. Também vai iniciar o uso de ácido fólico para prevenir problemas na formação do bebê.

Se  a mulher tem menos de 35 anos, espera-se 1 ano para a gravidez; se tiver acima dos 35, espera-se 6 meses. Caso não engravide neste período, deve-se iniciar investigação do casal para que possíveis  problemas sejam corrigidos e que venha o quanto antes a tão sonhada gravidez.

“Sou solteira”, “não tenho previsão de quando vou engravidar”, “ainda não bateu o relógio biológico”. Até quanto tempo posso adiar a gravidez?

Quando a mulher pensa em engravidar deve levar em conta a quantidade e a qualidade dos seus óvulos. A quantidade diminui desde o nascimento e vários óvulos são perdidos em cada ciclo menstrual. A qualidade também é idade-dependente e em torno dos 40 anos já encontram-se relativamente diminuídas tanto a qualidade quanto a quantidade dos óvulos.

Para tirar outras dúvidas com nossos Ginecologistas agende uma consulta.