Pediatria

Pediatria é a especialidade da Medicina dedicada ao cuidado da saúde de crianças, adolescentes e pré-adolescentes.

Pediatria

PEDIATRIA E PUERICULTURA

O pediatra é o médico especializado no atendimento de crianças e adolescentes.

É interessante escolher seu pediatra antes do nascimento do bebê. Pode ser marcada uma consulta pré-natal com a pediatra para conhecê-la, tirar suas dúvidas e acalmar a ansiedade que naturalmente acompanha este momento.

 

CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO ESPECIALISTA

 

 

 

Após o nascimento é recomendado que a primeira consulta aconteça por volta do sétimo dia de vida do bebê, exceto em situações especiais em que a maternidade pode recomendar consulta pediátrica ainda antes de sete dias.

Nesta primeira consulta a pediatra vai tirar suas dúvidas, avaliar o peso e crescimento do bebê, fazer exame físico completo, e recomendar estratégias para amamentação, vacinas e promoção de saúde. Não se esqueça de trazer o resumo de alta da maternidade, carteirinha de vacinação, e o bebê deve usar roupinhas fáceis de tirar e vestir, para não ficar muito incomodado com o troca-troca! Traga também as dúvidas anotadas, para não esquecer.

A partir dessa consulta, o bebê deve ser reavaliado mensalmente pelo menos até completar 6 meses de vida. Depois dos 6 meses as consultas podem ser mensais ou a cada 2 meses, conforme cada caso.

Todo esse cuidado é importante porque sabemos que os primeiros 1.000 dias de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento saudável. Consideramos 1.000 dias o período desde a concepção até completar 2 aninhos de idade. E é dever do pediatra zelar pelo seu pequeno paciente, para prevenir doenças, promover saúde e permitir uma ótima qualidade de vida para o bebê pelos próximos 100 anos!